Dados Históricos
Nossa história começa no ano de 1973. O bairro Lago Sul era ainda pouco habitado, havendo poucas construções nos arredores da área demarcada pela Terracap, onde se ergueria a nova igreja. O desejo dos moradores, de ver surgir a sua paróquia, iria exigir muito entusiasmo e participação.
Nosso Arcebispo, Dom José Newton de Almeida Baptista, de saudosa memória, teve a feliz inspiração de entregar às mãos de Padre José Galea a responsabilidade de erigir o templo físico e formar a comunidade de fé. Com seu dinamismo, ele se lançou ao trabalho, sabendo que precisaria do apoio de todos; em primeiro lugar, visitou as residências, da QI 07 ao Paranoá, conscientizando os futuros paroquianos da necessidades de se engajarem, pois havia 99 prestações a serem pagas pelo terreno... e era só o começo.
Pouco mais de um ano depois, em 19 de outubro de 1974, foi instalada a Paróquia São Pedro de Alcântara, com a primeira Missa, presidida por Dom José Newton e concelebrada pelo Padre José Galea, pelo Monsenhor José Giglio, Chanceler da Nunciatura Apostólica, e pelo Padre Mário Scalco, do Instituto Dom Orione. Após a Missa, o senhor Arcebispo deu posse ao primeiro pároco, Padre José Galea.
Um simples barraco de madeira foi o ponto de encontro onde começou a se reunir a comunidade de fé nascente entorno do abnegado líder, Padre José Galea. Continuaram as obras: ergueu-se um salão paroquial, onde passaram a ser celebradas as Missas; e um galpão em madeira, para a realização dos churrascos que viraram uma tradição. As famílias se reuniam festivamente, na intenção de arrecadarem fundos para a construção da igreja.
Finalmente, em 30 de outubro de 1982, foi colocada a pedra fundamental, com as bênçãos de Deus. A disponibilidade de todos animou os trabalhos que se seguiram. Foram sete anos de muita dedicação dos paroquianos, que doaram incansavelmente seus conhecimentos de engenharia, arquitetura, economia, administração, e mesmo medicina, informática, gastronomia, música... Padre José Galea se emocionava ao ver os doutores de sua paróquia vestindo aventais, batendo estacas, empurrando carrinhos de mão. Despiam-se de seus títulos justamente conquistados para pôr a "mão na massa" ao lado dos operários contratados. As senhoras tampouco se cansavam na organização de festividades, doações e campanhas para garantir os recursos financeiros.
Assim, em 10 de dezembro de 1989, inaugurou-se o templo físico definitivo da Paróquia São Pedro de Alcântara, para grande alegria de Padre José e de seus paroquianos.
DEMOS GRAÇAS A DEUS!