• Seja bem-vindo!
  • Brasília, 24 de julho de 2021

Pároco

 
 

Caríssimos irmãos e irmãs na graça batismal.

Estimados paroquianos ao colocar no ar o site da Paróquia São Pedro de Alcântara, na qual estou com pároco, tendo em vista que este meio de comunicação é instrumento de proximidade, embora seja virtual e não pessoal, mas eficaz, venho apresentar-me para que conheçam o necessário a meu respeito.

Já estou como pastor desta comunidade paroquial por decreto de nosso Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, com o qual quero exercer tal pastoreio. Sou brasiliense, filho de nordestinos.  Sou o nono de onze filhos. Nasci no dia 13 de agosto de 1972, curiosamente dentro de uma ambulância entre Brazlândia e Taguatinga. Os meus primeiros anos foram vividos em Brazlândia. Após acompanhamento e discernimento vocacional, ingressei no ano de 1995 no Seminário Maior de Brasília Nossa Senhora de Fátima. Neste instituição cursei os cursos de filosofia e teologia e após concluído os estudos fui admitido ao sacramento da Ordem. Fui ordenado presbítero no dia 07 de dezembro de 2002 na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida por Sua Eminência Dom José Freire Falcão, então Arcebispo de Brasília.

Após a ordenação, fui enviado para exercer meu ministério sacerdotal na Paróquia Santíssima Trindade - Gama/DF, como administrador paroquial de 2003 a 2007. Neste mesmo ano, após inquietação missionária, me coloquei à disposição para compor equipe missionária para trabalhar na missão da Igreja de Brasília em Roraima. Lá permaneci de novembro de 2007 a dezembro de 2010, numa Paróquia dedicada a Nossa Senhora do Livramento e São José Operário. Essa Paróquia abarca dois municípios: Caracaraí e Iracema, que são compostos de comunidades vicinais e  ribeirinhas. Em dezembro de 2010 fui nomeado pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola- Samambaia/DF. Ainda em dezembro daquele ano, retornei à Roraima e comuniquei ao bispo local, na época Dom Roque Paloschi, decisão do meu Arcebispo, na ocasião Dom João Braz de Aviz. Assumi a Paróquia em fevereiro de 2011. Aí permaneci até janeiro de 2014.

Fui nomeado pároco da Paróquia São Pedro de Alcântara em dezembro de 2013 e em fevereiro de 2014 feito pároco. Juntamente com o ofício de pároco, assumi a presidência do Centro Social João Paulo II no Paranoá/DF. Além disso, estou como Vigário Episcopal para a promoção Humana e Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília. Anexado a este ofício estou nas presidências das Obras de Assistência Social e Serviços da Arquidiocese de Brasília e da Cáritas Arquidiocesana de Brasília. 

Contato

 
St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 Lago Sul, Brasília - DF, 71615-630
 
+55 (61) 3364-3573 | 61 98114-0630  
 
secretariaspa@gmail.com