• Seja bem-vindo!
  • Brasília, 26 de abril de 2024

Notícias

Catequese retorna atividades de forma virtual

 

     Em mais de 300 páginas, divididas em 3 partes e 12 capítulos, o texto do novo Diretório de Catequese, publicado no dia 25/06, no Vaticano, nos recorda que "todo batizado é um discípulo missionário" e que "são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé". 

   Diante da urgência em encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé neste período de pandemia, a catequese de Eucaristia de nossa paróquia reiniciou, no mês de agosto, com encontros online. A proposta foi precedida de um questionário com os pais sobre o retorno online em 2020 ou presencial em 2021, com uma boa adesão ao retorno online. 

      As turmas retornaram com limite de 10 crianças por horário, que segundo o coordenador de etapas da Eucaristia, facilita a interação entre o catequista e os catequizandos, bem como auxilia na verificação do aprendizado. Para Marise Lafetá, coordenadora Paroquial da Catequese, "é importante que as crianças tenham uma vida paroquial durante a sua preparação, fato que as turmas de eucaristia II já tiveram a oportunidade de vivenciar e as turmas de eucaristia I poderão vivenciar no ano de 2020. 

      O feedback tem sido positivo também por parte dos catequistas. Gabriela Bazzo, ex-catequizanda de nossa paróquia e catequista da Eucaristia I, afirma que cada catequese tem sido melhor e que, apesar dela ter começado como catequista nesse ano, já tem começado a se soltar durante as catequeses. Para Fernanda Amaral, catequista da Eucaristia II, a experiência tem sido melhor do que ela esperava. 

      Neste mês, a catequese tem previsão de uma nova reunião com os pais, no intuito de ouvir os pontos positivos e negativos deste mês de experiências. Se tudo sair como planejado, a Primeira Eucaristia das turmas de Eucaristia II será realizada no dia 12 de Dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe. A princípio, não existe previsão de retorno presencial, conforme último decreto do Administrador Apostólico de Brasília, Dom José Aparecido. 

       Com relação às atividades da Crisma, pela necessidade da vivência paroquial e da sua duração ser de apenas um ano, optou-se por retornar os encontros apenas no ano de 2021. Apesar disso, o primeiro semestre desse ano foi marcado por encontros semanais online, como forma de evangelização durante o início da pandemia. 

 

Equipe da PASCOM        

         

Contato

 
St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 Lago Sul, Brasília - DF, 71615-630
 
+55 (61) 3364-3573 | 61 98114-0630  
 
secretariaspa@gmail.com